GRAN PERSONAJE, CON POCA GUITA Y MUY MAL TRAJE
ALGUNS LUNFARDISMOS NA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM CANILLITA
Palavras-chave:
Canillita, teatro anarquista, teatro rioplatense, Florencio Sánchez, lunfardoResumo
Canillita (1902), peça do anarquista uruguaio Florencio Sánchez, apresenta-se como uma obra rica em lunfardismos, léxico que faz parte do espanhol rioplatense. Este trabalho visa analisar como o lunfardo é usado pelo protagonista da peça ao apresentar-se no começo da obra, demonstrando como esse léxico é uma marca cultural e identitária. Este trabalho conceitua léxico e aborda o lunfardo à luz de Ferraz (2006), Seabra (2004), Krieger (2006), Conde (2011) e Gobello & Oliveri (2010). Para a análise dos dados foram usados o “Diccionario etimológico del lunfardo”, de Oscar Conde (2004); o livro “Lunfardo: curso básico y diccionario”, de José Gobello e Marcelo Oliveri (2010); e o Diccionario Lunfardo, da página Todo Tango. Como resultado, percebemos que o personagem usa diversos lunfardismos junto a vocábulos do espanhol padrão, muitas vezes contrapondo palavras ou grupos de palavras cuja diferença é sutil. Ademais, é notória a importância do lunfardo na construção identitária de Canillita, não sendo possível fazê-lo através apenas do léxico do espanhol padrão.
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