RELATO DE UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COM O GÊNERO MICROCONTO
Palavras-chave:
estratégia de leitura, sequência didática, redes sociais digitais, microconto, diário de bordoResumo
O presente artigo apresenta e relata as experiências de uma estratégia de leitura atrelada às redes sociais digitais e ao gênero textual microconto. Nesse sentido, o objetivo geral foi relatar como se deu a implementação da estratégia, organizada a partir de uma sequência didática (SD) para uma turma do 9° ano dos anos finais do Ensino Fundamental. Os relatos ocorreram por meio de um diário de bordo em que a professora seguiu as etapas da SD apresentando os objetivos da estratégia de leitura, conceituando o que seriam os microcontos, além de discutir sobre as temáticas que envolviam os textos. A SD caracteriza-se como híbrida, possuindo encontros presenciais na escola e remotos com os usos do Twitter e do WhatsApp. Apesar deste artigo descrever a aplicação da SD, os resultados analisados a partir de um questionário e uma atividade avaliativa apontaram aspectos positivos quanto à estratégia de leitura. Houve uma participação efetiva da maioria dos alunos que se mostraram motivados, além de afirmarem que o WhatsApp foi importante para acionarem seus conhecimentos prévios e discutirem os textos. Também se sentiram influenciados na leitura de textos mais extensos e complexos.
Referências
BOHN, V. As redes sociais no ensino: ampliando as interações sociais na web. Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais26h.asp. Acesso em: 08 de agosto de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC - Base Nacional Curricular Comum, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 20 maio 2019.
CAÑETE, L. S. C. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica na prática do professor. 2010. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2010.
CARVALHO, D. M. Microcontos no Brasil. EntreLetras, v. 8, n. 2, p. 266-281, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/ view/3684. Acesso em: 30 jun. 2019.
CECHINEL, F. M. R. A. O miniconto e a história da minificção brasileira, 2019. Tese (Doutorado em História da literatura) – Universidade Federal do Rio Grande( UFRG) - Rio Grande. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/8025. Acesso em: 04 dez. 2019.
COLASANTI, M. Hora de alimentar serpentes. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
FARIAS, F. B. Forma e brevidade: reflexões sobre a microficção na literatura brasileira. In: Congresso Internacional da Abralic, XV, 2017. p. 1296-1306.Disponível em: http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522177883.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019.
FREIRE, M. Os cem menores contos brasileiros do século XXI. São Paulo: Cotia - Ateliê Editorial, 2004.
KOCH,I V. E. ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo; Contexto, 2016.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
RIO DE JANEIRO, Decreto n° 46.970 de 13 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavirus (COVID-19), do regime de trabalho de servidor público e contratado e dá outras providencias. Rio de Janeiro, 13 de março de 2020. Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMjE%2C. Acesso em: 04 de abr .2020.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Penso Editora, 1998.
SOUSA, L. D. et al. A leitura e o texto na internet: o hipertexto no facebook. in: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014.
SUBRINHO, A. U. LIMA, E.G. Twitteratura: A Nanoliteratura nas redes sociais. Letras & Ideias, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2016. Disponível em: www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/letraseideias/ article/view/26626. Acesso em: 30 abr. 19.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Thais Cerqueira Faria, Analice de Oliveira Martins, Andre Fernando Uébe Mansur

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.