COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO 4.0

Autores

  • Luiza Pereira Dartora PUC/SP

Palavras-chave:

comunidades virtuais de aprendizagem, competências digitais, colaboração virtual, educação 4.0, formação de professores

Resumo

Neste podcast, conversaremos sobre identificar as principais características das comunidades virtuais de aprendizagem para que possam ser contempladas nas atividades de formação de professores. O que justifica essa investigação é a possibilidade de criar novas relações por meio da colaboração virtual, objetivos comuns e trabalho em equipe que possibilitem o desenvolvimento de competências digitais, visando à educação 4.0, por meio da cocriação de artefatos digitais e novas descobertas no campo educacional. O que motiva a realização dessa pesquisa é a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências digitais de docentes, com o intuito de gerar vivências e impactos positivos na prática docente, por meio da evolução de uma comunidade virtual de aprendizagem. Buscaremos responder à seguinte questão problematizadora: como a proposta de implementação de comunidades virtuais de aprendizagem pode contribuir para o desenvolvimento de competências digitais dos docentes imersos na educação 4.0? Optamos pela metodologia científica aplicada do tipo descritiva e qualitativa, que resultará em uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de responder ao objetivo geral. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto tem foco delimitado pelo período entre 2016 a 2021, contemplando livros, artigos científicos, teses e dissertações, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: Banco de Teses e Dissertações da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Banco de Teses e Dissertações da Capes, CNPq, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são os materiais acima descritos, além de registros de atividades já realizadas nos anos de 2020 e 2021. Como referenciais teóricos que sustentam esta investigação, consideramos aspectos do conectivismo de Siemens (2004), construcionismo (Papert, 1991), aprendizagem colaborativa, ensino híbrido e comunidades virtuais de aprendizagem (Palloff e Pratt 2002). Como resultados, esperamos contribuir para o contexto educacional atual, onde estão presentes grandes desafios tecnológicos, a fim de proporcionar oportunidades de novos modelos de formação colaborativa entre os docentes por comunidades virtuais de aprendizagem, assim como a cocriação de diferentes artefatos digitais, trocas de experiências e novas descobertas pedagógicas.

Biografia do Autor

Luiza Pereira Dartora , PUC/SP

Luiza Pereira Dartora está na área da educação há mais de 10 anos. Nesse tempo trabalhou com ensino na Educação Básica e há 6 anos com o ensino de inglês. Possui experiência com a Educação Infantil e Ensino Fundamental I em diferentes contextos utilizando as metodologias ativas de ensino. Atua como docente no ensino superior na área de Gestão de Projetos. É mestra e doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. É formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul e possui especialização em Novas Práticas Aplicadas à Educação Básica pela FSG. Trabalha com o desenvolvimento de projetos e produção de material didático impresso e digital para escolas bilíngues.

Referências

PALLOFF, R, PRATT, K. Construindo comunidades aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PAPERT, S; HAREL, I. Constructionism. Norwood: Ablex Publishing Corp., 1991.

SIEMENS, G. Conectivismo: Uma teoria de Aprendizagem para a idade digital. 2004

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

DARTORA , L. P. COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO 4.0. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/696. Acesso em: 30 set. 2024.