A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL:
uma revisão
Palavras-chave:
tecnologia, educação básica, prática pedagógica, TICsResumo
As transformações sociais e tecnológicas têm demandado que os processos de ensino e aprendizagem sejam repensados, adotando metodologias mais dinâmicas, que descentralize o conhecimento e que coloquem o aluno como protagonista do processo. Neste cenário as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) surgem como ferramentas que possibilitam práticas pedagógicas que potencializam a verdadeira participação do aluno, colocando-o como ator principal do conhecimento, participativo, colaborativo e inclusivo. Diante disso, essa pesquisa teve o objetivo de investigar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em processos de ensino e aprendizagem do ensino fundamental, expondo aspectos voltados aos benefícios de sua aplicação. Para tanto, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica onde utilizou-se descritores intimamente ligados à temática da pesquisa para buscar trabalhos nos bancos de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Scholar, considerando trabalhos publicados no período de 2015 a 2022. Foram selecionados 08 trabalhos para extração de informações e inserção na pesquisa. Estes trabalhos evidenciaram que nos dias de hoje é fundamental a utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem, pois elas fazem parte do cotidiano da sociedade e principalmente por possibilitarem a potencialização do conhecimento. Além disso, foi observado que embora as TICs possuam considerável importância para o ambiente escolar, a sua implementação exige algumas cautelas, no qual perpassam desde estruturas físicas até capacitação por parte de professores, alunos e gestores.
Referências
COSTA, Joana Dias et al. Tecnologias e educação: o uso das TIC como ferramentas essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 25034-25042, 2019.
DA COSTA SILVA, Natã et al. Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas no Ensino Fundamental nas Escolas Públicas Brasileiras: Uma Revisão Sistemática. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 6, pág. e31511628722-e31511628722, 2022.
DA COSTA, Joana Dias et al. Tecnologias e educação: o uso das TIC como ferramentas essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 25034-25042, 2019.
FERREIRA, Verônica Moreira Souto; DE OLIVEIRA, Tálita Regina Henrique; DA SILVA, Maria Ivonaide Félix Duarte. Desafios em tempos de pandemia: o ensino remoto emergencial da educação física no ensino fundamental. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.
FREITAS, Matheus. Você sabe o que são as novas Tecnologias da Comunicação e Informação?. Disponível em: <https://www.unifoa.edu.br/voce-sabe-o-que-sao-as-novas-tecnologias-da-comunicacao-e-informacao/>. Acesso: 15 mar. 2022.
GIASSI, Maristela Gonçalves; RAMOS, Mariana Colombo. Tecnologias da informação e comunicação–tic no ensino aprendizagm de ciências. Revista Dynamis, v. 22, n. 2, p. 52-62, 2016.
GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Ed.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Editora Oficina Universitária, 2012.
LOPES, Raabe Corado; CASTRO, Darlene Teixeira. A importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 2, n. 2, 2015.
MIRANDA, Lyana Thédiga de; FANTIN, Monica. A perspectiva social das competências mi-diáticas: reflexões sobre participação e interação das crianças na escola. Revista Lumina, v. 12, n.1, p. 55-67, jan./abr. 2018.
ROBERTO, Beatriz Aparecida Silva. Uma revisão bibliográfica sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) para a prática pedagógica em sala de aula. 2017.
SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, p. 429-438, 2020.
SILVA, Taís Cristina; DA SILVA, Karol; COELHO, Marcos Antonio Pereira. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação básica. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2016.
SILVA, Vitor de Almeida; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Química e os aspectos semióticos envolvidos na interpretação de informações acessadas via web. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 639-657, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Clélio Rodrigo Paiva Rafael, Cristina de Lacerda Tessarole, Ronald Assis Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.