DOCÊNCIA COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
estratégias pedagógicas, interação, docência, aprendizagem colaborativaResumo
A docência compartilhada na Educação a Distância é uma abordagem pedagógica que vem ganhando destaque ao promover a colaboração entre múltiplos educadores no processo de ensino. Esta prática surge como uma resposta à crescente demanda por abordagens educacionais inovadoras, capazes de enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos em ambientes virtuais. O presente estudo tem como objetivo explorar os fundamentos, benefícios, desafios e implicações da docência compartilhada na EAD, com o propósito de compreender sua eficácia e suas implicações. Para alcançar esse objetivo, o estudo adotou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, envolvendo a revisão sistemática da literatura existente sobre o tema. O desenvolvimento do estudo revelou que a docência compartilhada na EAD oferece diversas vantagens, como a diversificação de perspectivas e abordagens pedagógicas, enriquecendo a experiência educacional dos alunos. No entanto, também foram identificados desafios relacionados à definição de papéis, comunicação entre docentes e coesão do conteúdo apresentado. Em conclusão, à docência compartilhada na EAD representa uma abordagem que ressoa com a necessidade de uma educação mais interconectada e colaborativa. Por meio da colaboração entre educadores e do uso inteligente da tecnologia, essa abordagem pode aprimorar a qualidade da experiência educacional on-line, preparando os alunos para os desafios de um mundo cada vez mais globalizado.
Referências
ALVES, L. Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - RBAAD, São Paulo, v. 10, n. 11, p. 85-92, 2011.
CALDERANO, M. A. Docência compartilhada: contextos e viabilidade prática. 2016. Memorial (Promoção na carreira - Professor Titular) - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.
HOFFMANN, J. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
MILL, D. l.; OLIVEIRA, M. R.; MILL, D. Tecnologia e educação: aportes para a discussão sobre a docência na era digital. In: ______. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-6, mar. 2012.
PEIXOTO, J. Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos: uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Revista Brasileira e Educação, Rio de Janeiro, v. 20. n. 61, p. 317-332, abr./jun. 2015.
SILVA, R. P. Desafios do Ensino a Distância – EAD e as oportunidades de capacitação dos agentes públicos. 2020. Monografia (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Brasília, DF 2020
TOSCHI, M. S. Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem: múltiplas visões. Anápolis: UEG, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 MARIO MARCOS LOPES, LUAN BRENNER DA COSTA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.