SUSTENTABILIDADE CRIATIVA APLICADA AO CAFÉ COM ARTE - ESPERA FELIZ/MG
Palavras-chave:
sustentabilidade, circuito pico da bandeira, criatividadeResumo
Aliando cultura local e técnicas de produção e comercialização sustentáveis será apresentado um case de sucesso sobre o empreendimento Café com Arte, localizado no município mineiro de Espera Feliz. O município está situado na mesorregião da Zona da Mata Mineira e integra o Circuito Turístico Pico da Bandeira, estando estrategicamente situado entre três das quatro capitais da região sudeste Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Por apresentar diversas inovações na concepção do seu empreendimento, adotou-se esse caso para discutir sobre as soluções criativas para incorporar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais em empreendimentos turísticos como forma de agregar valor aos produtos e ser coerente com os fundamentos do ecoturismo e do turismo alternativo.
Referências
BRASIL. Ministério do Turismo. Orientações para prestadores de serviços turísticos. Turismo e Sustentabilidade. Brasília: MTur, 2010.
CMMAD: Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 19. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1988.
Georgescu-Roegen, N. (1971). The Entropy Law and the Economic Process. Cambridge, MA and London, England: Harvard University Press.
Sauvé, L. (2005). Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31(2), 317-322.
TONINI, H. Economia da experiência: o consumo de emoções na Região Uva e Vinho. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 3, n. 1, p. 90 – 107, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Thaise Oliveira Paula, Virginia Aparecida Nunes Pinto, Marcelo Costa Alves, Solano de Souza Braga, Amanda Mendes Moreira de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.