LÉXICO EM REDE
leitura(s) em seis segundos de atenção, de Humberto Gessinger
Palavras-chave:
seis segundos de atenção, semântica de frames, tecnologiaResumo
Intérprete e líder de uma das bandas mais influentes do rock nacional do final do século passado, Humberto Gessinger caracteriza-se como um dos grandes nomes do cenário musical brasileiro. Para além disso, ele também escreve e publica crônicas, nas quais aborda diferentes acontecimentos do cotidiano fazendo uso de metáforas e de conceitos lexicais do campo MÚSICA. Nesse sentido, a presente pesquisa estuda os aspectos léxico-semânticos para a construção de sentidos em textos da obra Seis Segundos de Atenção, de Humberto Gessinger, por meio do programa de estatística léxica WordSmith Tools. Como resultado, identificamos que, por meio de diferentes leituras, a rede léxica disposta na obra aciona frames que conduzem a conceitos lexicais que se relacionam metaforicamente com o campo MÚSICA e que refletem vivências de nosso cotidiano.
Referências
EVANS, Vyvyan. How Words Mean: lexical concepts, cognitive models, and meaning construction. Oxford: New York, 2009.
FILLMORE, Charles J. Semântica de Frames. Cadernos de Tradução, Porto Alegre, n. 25, jul-dez, 2009, p. 25-54.
GESSINGER, Humberto. Seis Segundos de Atenção. Caxias do Sul, RS: Belas-Letras, 2013. 168 p.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Londres: Universidade de Chicago, 2003. 193 p. Disponível em: <http://shu.bg/tadmin/upload/storage/161.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Anderson Graciano, Odair José Silva dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.