HIPERLINKS E SUAS FUNÇÕES DÊITICAS NO HIPERTEXTO
Palavras-chave:
função dêitica, hiperlink, hipertexto, coesãoResumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar uma relação entre as funções dêiticas promovidas pelos elementos fóricos e as funções que os hiperlinks desempenham dentro do hipertexto, para isso, parte-se da análise de hiperlinks presentes em hipertextos nos sites Infoescola.com.br e uol.com.br. Com base nos conceitos das funções dêiticas promotoras de coerência textual nos textos impressos, utiliza-se esses termos para caracterizar as funções dos hiperlinks como sendo de caráter essencialmente catafórico, prospectivo. Ao conceber os hiperlinks como elementos dêiticos pretende-se salientar que esses desempenham funções de promotores de coerência no hipertexto. Com isso, pretende-se destacar que há a possibilidade de haver coerência em uma leitura de natureza não linear como é o caso hipertexto.
Referências
KOCH, Ingedore. G.V. Hipertexto e Construção do Sentido. Alfa, São Paulo, vol.51. n.1, 2007, 23-38. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/40292480/Ingedore-G-Villaca-KOCH-O-texto-e-a-construcao-dos. Acesso em: 25 set. 2016.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, vol.4. n.1, 2001, 79-111. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/hipertexto_como_novo_espaco.pdf>.Acesso em: 11 jul.2015.
XAVIER, Antônio Carlos dos Santos. Hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. 2002. 219 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Victorino Souza de Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.