AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

uma análise teórico-metodológica

Autores

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará (UECE/MIHL)
  • Ana Maria Pereira Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE/MIHL)

Palavras-chave:

letramentos digitais, formação de professores, revisão sistemática

Resumo

Nesta pesquisa buscamos apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre as produções científico-acadêmicas, visando a entender como estão sendo trabalhados na educação as práticas de letramentos digitais em atividades de formação de professores no contexto educacional brasileiro. Numa premissa teórico-metodológica, baseamo-nos nas etapas de análise, adaptadas por Ramos, Faria e Faria (2014), e reaplicada por Silva e Bottentuit Junior (2017) que primam pela avaliação regrada, em princípios científicos e críticos, a partir das fontes encontradas e analisadas. Dessa forma, foram avaliados 10 artigos que se encontram em bases de dados científico-acadêmicas, os quais apresentam estudos empíricos com os principais sujeitos sociais da comunidade escolar (alunos, gestores, professores etc.), bem como os que atuam nas universidades e centros de formação profissional. Conclui-se que as práticas de letramentos digitais em atividades cotidianas escolares, acadêmicas, profissionais etc., possibilitaram o estímulo e o uso de tecnologias na educação, bem como impulsionaram a promoção dos letramentos digitais na formação de professores e na potencialização tecnológica das aprendizagens dos vários participantes dos estudos avaliados.

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

PAIVA, F. J. de O.; LIMA, A. M. P. AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: : uma análise teórico-metodológica. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1058. Acesso em: 30 set. 2024.